terça-feira, 23 de abril de 2013

Câmara da Ilha promove encontro técnico de trabalho com o prefeito


O prefeito Décio Ventura esteve ontem (22/abril), na Câmara Municipal para o encontro de trabalho mensal com os vereadores. Nessas reuniões, Décio responde aos questionamentos dos parlamentares, esclarece dúvidas a respeito dos mais diversos assuntos e discute alternativas para resolver problemas do dia a dia que chegam aos vereadores através da população.
No encontro desta semana, que durou mais de 4 horas, Décio utilizou um telão para fazer algumas apresentações técnicas a respeito de projetos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura e são fundamentais para a infraestrutura da cidade. Os vereadores puderam interagir durante a apresentação, para que todos os pontos fossem plenamente entendidos por todos. Em seguida foi a vez do prefeito ouvir relatos e considerações dos parlamentares a respeito dos mais diversos temas.
Esse encontro periódico entre o prefeito e os vereadores, que acontece uma vez por mês na sede do Legislativo ilhacompridense, surgiu por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Mig Tallada (PTB), como forma de fortalecer a sintonia entre os dois poderes e agilizar o atendimento às reivindicações populares. "Essa é uma oportunidade importante para que a gente conheça as ações do Executivo, entenda os processos do planejamento administrativo e possamos tanto esclarecer as duvidas da nossa população, como formular novas proposituras e inclusive auxiliar a prefeitura no trabalho junto a outros órgãos na obtenção de licenças e na melhoria de serviços públicos e de obras de infraestrutura. Legislativo e Executivo, por mais que tenham cada um as suas competências, responsabilidades e diferenças, devem trabalhar juntos por uma cidade cada vez mais justa, solidária e moderna", explica Mig.
Estiveram presentes nesse encontro os vereadores Adolfo (DEM), Cris (PPS), Luciano Baiano (PSB), Mateus (PDT), Osvaldinho (PSDB), a vereadora Priscila (PSDB) e o ex- vereador Paulinho Motos. Em São Paulo, o vereador Carlos Eduardo (PV) foi representado por seu assessor.
Ao final do encontro, o prefeito Décio Ventura ressaltou o seu respeito ao Legislativo, a seus representantes e reforçou mais uma vez a importância dessa oportunidade de troca de informações entre os poderes públicos, adiantando alguns temas que serão apresentados no próximo encontro no mês de maio.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereadores participaram do 57º Congresso Paulista de Municípios


Ilha Comprida esteve representada pelos parlamentares da Câmara municipal durante o 57º Congresso Paulista de Municípios, realizado este ano, no período de 2 a 6 de abril, na cidade de Santos. Promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), o evento foi mais uma vez, uma importante oportunidade de relacionamento e troca de experiências entre os agentes públicos municipais do estado de São Paulo. Além do presidente da Câmara, vereador Mig Tallada (PTB), presente na abertura do evento, a comitiva de Ilha Comprida esteve representada durante todos os dias do Congresso pelos vereadores Adolfo Teixeira (DEM), Alemão (PPS), Osvaldinho (PSDB), Luciano Baiano (PSB) e Cris (PPS)
Ao final do evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, de Secretários de Estado, deputados e Ministros, entre os itens apontados pela chamada "Carta de Santos", estão a receita insuficiente e o acúmulo de atribuições aos municípios e a necessidade urgente de renegociação de dívidas com juros elevados. Segundo o presidente da APM, Celso Giglio, o evento foi extremamente positivo e reuniu mais de 400 prefeitos e 1.600 vereadores do estado, com políticos de todas as correntes partidárias.

Vereador Adolfo visita o Cepam em SP


O vereador Adolfo (DEM), esteve em São Paulo visitando o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), uma fundação do governo do estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, que apoia os municípios no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.
Em seu primeiro mandato, o parlamentar quis conhecer de perto uma das instituições mais respeitadas dos país, que orienta prefeituras e câmaras, por meio de assessoria técnica e pareceres jurídicos. O Cepam produz conhecimento e oferece cursos de qualificação profissional e aperfeiçoamento aos servidores públicos e agentes políticos, além de promover a troca de informações sobre experiências bem-sucedidas de gestão municipal. É também parceiro de diversas secretarias de Estado na discussão e implementação de suas políticas nos municípios. "Precisamos estar sempre antenados  com as possibilidades que se colocam para o desenvolvimento do nosso município. Estou tentando me aproximar desses órgãos, conhecer a as suas linhas de atuação, para analisar o que podemos trazer de bom para o desenvolvimento da nossa cidade e o consequentemente o bem estar da nossa população", destaca.
Com a missão de fortalecer os municípios, desenvolvendo a gestão e as políticas públicas, o Cepam oferece suporte à administração, à execução do plano de governo, e ao exercício de mandatos, além de apoiar os entes federados na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de interesse municipal (subsídio às políticas públicas descentralizadas) e formar agentes públicos com capacidade reconhecida.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sessão Ordinária 16/Abril/2013


Na Sessão do último dia 16/abril, o vereador Adolfo (DEM), apresentou o Requerimento 010/2013, onde cobra explicações dos departamentos competentes da prefeitura, sobre o porque do não atendimento de algumas proposituras  do parlamentar,
Adolfo apresentou ainda a Indicação 099/2013, onde pede para que a prefeitura faça o reaproveitamento do chamado "ECOBUS" municipal , reutilizando esse veículo como ponto de informações turísticas, em um lugar estratégico na cidade.
Adolfo apresentou ainda a Indicação 0100/2013, pedindo que a prefeitura execute os serviços de patrolagem, roçagem e cascalhamento nas ruas Rouxinol (bal. Carolina) e Tampico (bal. Monte Carlo).


Atendendo a solicitação do sr. Geraldo Alves, a vereadora Priscila (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 16/abril, a Indicação 095/2013, onde pede que a prefeitura execute serviço de substituição de 02 Tubos de 60cm quebrados na Rua Venezuela, esquina com a Rua Henrique Romano (bal. Araçá).
Priscila também apresentou a Indicação 095/2013, pedindo que a prefeitura instale um ponto de ônibus coberto na Av. Beira Mar, no balneário Yemar, no trecho entre as Ruas dos Lírios e das Violetas.

O vereador Mateus (PDT), apresentou na Sessão do dia 16/abril, a Indicação 097/2013, solicitando que a prefeitura realize os serviços de aterro e terraplanagem na Alameda dos Beijos (bal. Yemar), em toda a sua extensão.
Mateus apresentou ainda a Indicação 098/2013, pedindo para a prefeitura providenciar a colocação de 6 luminárias na Av. Hum (bal Marisol).

Na Sessão do dia 16/abril, o vereador Cris (PPS), apresentou a Indicação 0101/2013, onde solicita que a prefeitura execute serviço de aterro em alguns trechos da Av. Hum, altura do número 415, no balneário Recreio Janaína.



O vereador Osvaldinho (PSDB), pediu através da Indicação 0102/2013, apresentada na Sessão do dia 16/abril para que seja construída uma ponte de concreto, no lugar da já existente, no desvio da Barra Nova na estrada da vizinhança.
Na justificativa da propositura, o parlamentar explicou que com o fechamento das saídas para a praia, aumentou consideravelmente o tráfego de veículos, principalmente de pesados, sobre a ponte existente hoje, que é de madeira e está cedendo com o excesso de peso, colocando em risco a vida de quem transita por ali.
INDICAÇÃO 0103/2013-do Nobre Vereador Osvaldo Teixeira, ao Executivo, para que seja executado o serviço de tapa buraco na Avenida da Praia próximo aos seguintes Balneários City Mar, Curitiba e Jardim Portugal.

O  vereador Mig Tallada (PTB), apresentou na Sessão do dia 16/abril, a Indicação 0104/2013 dirigida à prefeitura, onde solicita
solicita o estudo e a definição de pontos estratégicos em toda Ilha para a instalação de latões, lixeiras de postes e containers de lixo, como forma de incentivar moradores e turistas a contribuir com a limpeza da cidade.
Em atendimento a reivindicação de moradores e turistas, formalizada por meio de um abaixo assinado, Mig também apresentou a Indicação 0105/2013, pedindo a retomada o itinerário da linha de ônibus que antes circulava dentro do bairro do Viareggio, beneficiando principalmente os estudantes daquela localidade. 





segunda-feira, 15 de abril de 2013

Presidente recebe representantes da Associação dos Skatistas de Ilha Comprida

O presidente da Câmara, vereador Mig Tallada (PTB), recebeu no último dia 11/abril, na sede do Legislativo ilhacompridense, representantes da Associação dos Skatistas de Ilha Comprida (ASIC), para ouvir as reivindicações dos jovens esportistas e discutir ações para melhorar as condições da prática do esporte no município. O vereador Luciano Baiano (PSB), que deveria participar do encontro, ficou impossibilitado de estar presente por um imprevisto de última hora, mas foi representado por sua assessora Eulália Celine.
A principal reivindicação apresentada pelos skatistas, diz respeito a necessidade de se ampliar o atual espaço da pista pública inaugurada em 2010 e que segundo os praticantes, já não suporta mais a demanda, além de limitar o desenvolvimento dos atletas que a utilizam diariamente para treinar. “A pista já ficou pequena porque desde que foi inaugurada, tem estimulado o surgimento de novos praticantes e o espaço acabou limitando a utilização de iniciantes e dos atletas mais experientes que precisam de uma pista maior, com mais equipamentos para evoluir no esporte. Tem também a questão de que alguns equipamentos estão até perigosos e uma readequação vai garantir tanto a segurança de quem utiliza o local, quanto da galera que treina para superar os seus próprios limites”, explicou o presidente da ASIC, o professor Glauco Rigo.
Autor da Indicação 093/2013, onde defende a construção de um Bowl com especificações técnicas profissionais e orientação da ASIC, Mig ouviu atentamente as reivindicações, fez algumas considerações e se colocou a disposição para intermediar o diálogo com a prefeitura na busca de uma solução para os problemas citados durante o encontro. “Vamos conversar com o prefeito sobre o assunto e discutir alternativas para melhorar as condições da prática do skate em nosso município, porque vejo no esporte uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento dos nossos jovens. É nosso dever oportunizar a prática esportiva, a atividade física gratuita para todos”, enfatizou.
Considerado o segundo esporte mais praticado no Brasil, com 15,3 milhões de praticantes – segundo os dados atuais do Atlas Nacional do Esporte – atrás apenas do futebol com 30,4 milhões de praticantes, a modalidade movimenta cerca de R$300 milhões por ano em nosso país.

Nesse encontro ficou definido que a ASIC vai preparar um documento oficial descrevendo todas essas reivindicações, juntamente com o esboço de uma planta local disponibilizando espaço e equipamentos necessários para adequar a atual pista as necessidades dos praticantes. Esse documento será entregue ao presidente da Câmara que vai pessoalmente discutir com o prefeito Décio Ventura o que pode ser feito para atender o desejo dos jovens atletas da Ilha.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vereadores participam de inauguração da nova Creche municipal


Acompanhados de seus assessores, os vereadores fizeram questão de participar da inauguração da nova Creche pública do município, inaugurada no último dia 10/abril, em uma cerimônia simples, mas marcada pela emoção dos presentes que acompanharam toda a luta para mais essa importante conquista.
Em nome do legislativo ilhacompridense, o vereador Mig Tallada (PTB) parabenizou toda a equipe do poder executivo, ressaltando o comprometimento do prefeito Décio Ventura (PSDB) com a educação e principalmente com as crianças do município. Mig também reforçou a importância do trabalho em parceria e respeito mútuo que existe entre os poderes, que tem possibilitado conquistas como a inauguração de mais uma creche pública, com padrão de creche particular de alto nível. “Estamos entregando hoje à nossa população mais uma obra de inestimável importância social, fruto do esforço de pessoas que acreditam que somente através do trabalho conjunto, da dedicação integral de todos no desafio de superar limites, será possível termos uma cidade cada vez mais justa, solidária e fraterna para todos”, afirmou.
Com o entendimento de que creches não são mais simplesmente equipamentos assistenciais, mas importantes ferramentas educacionais, a creche “Anjo Meu”, mostra instalações modernas onde há um mini anfiteatro, cinco salas de aula, lactário, berçário, solário, amplo jardim, além equipamentos e materiais pedagógicos de última geração que permitem o máximo conforto às crianças atendidas e condições ideais para as atividades pedagógicas.
Construída com recursos do programa Pró Infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a nova creche contempla também a acessibilidade, o ambiente lúdico, a segurança, a higiene, a legislação, as facilidades construtivas e a setorização por faixa etária, oferecendo cerca de 100 vagas.
Além do presidente da Câmara, Mig Tallada, estiveram presentes ao evento a vereadora Prisicila (PSDB), os vereadores Adolfo (DEM), Alemão (PPS), Luciano Baiano (PSB), Osvaldinho (PSDB), Cris (PPS) e Carlos Eduardo (PV). O vereador Mateus (PDT) só não esteve presente por conta do falecimento da esposa de seu amigo pessoal e assessor, ocorrido na cidade de Campinas.
A creche municipal Anjo Meu está localizada na Rua Laércio Ribeiro, s/n, no balneário Di Franco.

Mig defende parceria com exército para combater aumento da criminalidade entre jovens


O vereador Mig Tallada (PTB), apresentou na Sessão do dia 9/abril, a Indicação 072/2013 onde pede que a prefeitura analise a possibilidade de firmar uma parceria com o exército do Brasil, para a instalação de uma Base ou até mesmo um “Tiro de Guerra” em nosso município, implantando assim o serviço militar obrigatório, que poderia ainda atender cidades outras cidades do Vale do Ribeira, ou na impossibilidade, o desenvolvimento de uma outra ação visando a integração dos nossos jovens no sistema de educação e formação militar, como forma de combater a marginalidade, e a criminalidade juvenil, com ações sociais, de saúde, comunitárias, de defesa civil e de meio ambiente em nossa cidade.
O “Tiro de Guerra” é um órgão de formação de reserva que possibilita aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios. Os jovens recebem instrução, conciliando com o trabalho e o estudo. “O Tiro de Guerra não é um Quartel. O jovem permanece no órgão por um período de 6 a 10 meses, participando de atividades especificas das Forças Armadas, podendo seguir carreira e nesse período ficam a disposição da população para ações sociais, nas áreas de saúde – como no combate a Dengue, por exemplo –, ações comunitárias do tipo campanhas para arrecadar alimentos, roupas, agasalhos para doação, defesa civil  e meio ambiente,  bem como agir em rondas pela cidade em atuação cooperativa com a policia militar”, explica Mig.
É através do serviço militar que tem início uma das mais importantes instruções de vida para os jovens e para o desenvolvimento do país. O serviço militar resgata valores familiares, o sentimento de respeito e companheirismo e pode ser uma ferramenta importante no combate ao crescimento da criminalidade e da marginalidade entre os jovens em Ilha Comprida.
Atendendo a várias reivindicações, Mig defendeu a construção de um Bowl, com especificações técnicas profissionais e orientação da Associação dos Skatistas de Ilha Comprida (ASIC), ao lado da pista pública de skate existente hoje no município.

Mateus pede sinalização indicativa para Ilha Comprida na BR 116


Durante o uso da Tribuna, o vereador Mateus (PDT) justificou a sua Indicação 083/2013, onde pede que a prefeitura busque os meios legais para implantar placas ao longo da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), indicando o caminho para Ilha Comprida. O parlamentar exemplificou com alguns casos de pessoas que ao visitarem o nosso município pela primeira vez, tiveram problemas para chegar justamente pela falta de orientação correta na estrada. “É uma coisa simples e extremamente necessária para um município turístico como o nosso. Temos a obrigação de facilitar o acesso  à nossa cidade e essa facilidade começa com uma boa orientação já na rodovia, porque a coisa é realmente complicada pra quem vem pra Ilha pela primeira vez, principalmente se for de outro estado”, explicou.
Mateus também declarou o seu descontentamento com as empresas prestadores de serviços públicos como água, luz e telefone em Ilha Comprida, lembrando que quando se fala em parceria tem que ser bom para todos e não apenas uma das partes, como acontece com essas empresas. Lembrou que o Legislativo tem feito a sua parte convocando os representantes dessas empresas para cobrar a melhoria dos serviços, lamentando que algumas empresas sequer responderam aos convites e portanto, será necessária uma ação muito menos amigável por parte das autoridades locais.
Por fim, Mateus reforçou o convite para a cerimônia de inauguração da nova creche municipal.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Adolfo ressalta importância do Congresso Estadual de municípios paulistas


O vereador Adolfo (DEM) ressaltou a importância do 57º Congresso Estadual de municípios paulistas realizado este ano na cidade de Santos, onde visitou todos os estandes, trocou experiências com outros parlamentares e conheceu diversas experiências de sucesso em municípios dos mias variados portes.
No evento foram debatidos temas como a luta por um novo pacto federativo, o uso de novas tecnologias e a união de esforços entre as prefeituras. “A troca de experiências e de conhecimento em um evento desse porte, é muito interessante porque além de proporcionar decisivas articulações políticas, a fim de que soluções possam ser pensadas e apresentadas para os municípios do Estado, como o uso de tecnologias a serviço do cidadão”, enfatizou Adolfo.
Um novo pacto federativo foi a principal reivindicação de todos os prefeitos que lotaram o auditório onde foi realizado o evento. Foi defendida a ideia de união entre os municípios, suprapartidário, com o objetivo único de fortalece-los para que os mesmos possam prestar serviços de qualidade e promover mais investimentos em obras que sejam úteis para as pessoas.
Entre as questões levantadas, a concentração de recursos na União, onde os municípios ficam a menor parcela do bolo tributário foi alvo de duras críticas.
Ainda durante a Sessão do dia 9/abril, Adolfo endossou o apoio às propostas dos vereadores Luciano Baiano e Carlos Eduardo e sugeriu que a Câmara convidasse todos os Conselhos municipais existentes na cidade para formar uma equipe de trabalho para traçar um Plano de Ação no combate à dengue.

Cris quer área de lazer em Pedrinhas e pede apoio para o retorno da Capitania dos Portos


O vereador Cris (PPS) pediu o apoio dos demais vereadores à moção aprovada recentemente pela Câmara de Iguape que pede o retorno da Capitania dos Portos para aquele município. Antes de mudar para Santos, o órgão funcionou até o início do mês de março de 2011, onde os usuários, entre os vários serviços, faziam prova eletrônica para Arrais Amador, enovação e emissão de 2º via de Carteiras de Habilitação Amador, atualização de Caderneta de Inscrição e Registro para aquaviários (carteira verde), inscrição, transferência e regularização de documentos de embarcações.
Cris também se mostrou otimista com relação ao atendimento do Requerimento de sua autoria onde solicita a instalação de um posto do Correios no balneário Viareggio, tendo inclusive o parlamentar conversado pessoalmente com o gerente do órgão em Ilha Comprida.
Ao justificar a Indicação 087/2013 apresentada na Sessão do dia 9/abril, o vereador do PPS destacou a importância de se criar uma área de lazer em Pedrinhas que pode servir também como estímulo para que a ação seja estendida a outros bairros.

Carlos Eduardo defende implantação de Programa Municipal de Combate a Dengue


Preocupado em evitar um possível surto de dengue em nosso município, o vereador Carlos Eduardo (PV) tem dedicado boa parte do seu tempo em entender o problema, conhecer as ações desenvolvidas pelo departamento municipal de Saúde para enfrentar o mosquito transmissor e principalmente alertar a população da importância do seu envolvimento nessa guerra. O vereador do PV apresentou na Sessão do dia 9/abril, a Indicação 094/2013, onde pede que a prefeitura elabore e encaminhe ao Legislativo, em regime de urgência, um Projeto de Lei que institua em Ilha Comprida o Programa Municipal de Combate e Prevenção a Dengue. “A ideia é que juntos, poder público e sociedade civil, possam discutir toda estratégia de ação para combatermos o mosquito da dengue e eliminar possíveis criadouros em toda a cidade. Acredito que só com uma grande mobilização, bem planejada e principalmente com engajamento da nossa população, poderemos conseguir resultados mais efetivos e evitar que o problema alcance patamares mais graves”, explicou o parlamentar.
Da Tribuna, Carlos Eduardo lembrou que Ilha Comprida registrou este ano 22 casos de dengue oficiais, parabenizou todo o esforço das equipes de Saúde nas ações de conscientização e no combate à dengue e reforçou o apelo para que cada morador se envolva de verdade nessa guerra.
Carlos se mostrou ainda preocupado com a questão da coleta de lixo no município, relatando  problemas recentes com o serviço apontados por moradores e presenciados pelo próprio vereador.

Priscila destaca importância da participação popular nas ações legislativas


Durante o uso da Tribuna Livre na Sessão do último dia 9/abril, a vereadora Priscila (PSDB), destacou a importância da participação da população na apresentação de reivindicações e sugestões aos vereadores. A parlamentar citou como exemplo o seu próprio caso, tendo sido questionada por uma moradora do balneário Yemar, a respeito de um problema existente na esquina da Av. Beira Mar com a Rua dos Lírios e que motivou a apresentação da Indicação 082/2013. “Eu agradeço muito as pessoas que nos procuram para conversar, apontar um problema, fazer uma reivindicação, pedir a intervenção do vereador. Esse exercício de cidadania, essa parceria que se consolida quando somos procurados pessoalmente ou através dos canais de comunicação que a Câmara é de extrema importância para que a gente tenha uma atuação realmente direta na busca de uma cidade cada vez melhor”, afirmou a vereadora.
Priscila também teve destacada atuação durante a discussão do Requerimento apresentado pelo vereador Luciano Baiano, manifestando seu apoio à propositura, mas cobrando também uma ação efetiva no trato dessa questão e principalmente a aplicação da lei em defesa do bem público e da punição de quem tenha tirado proveito dessa situação.

Luciano Baiano quer saber quantos imóveis pertencem à prefeitura


O Requerimento 009/2013 apresentado pelo vereador Luciano Baiano (PSB) na Sessão do dia 9/abril, que pede para que o prefeito informe o Legislativo ilhacompridense a quantidade de imóveis que pertencem propriedade do município, apesar de ter sido aprovado com tranquilidade pelo Plenário, tem pontos bastante polêmicos e que alimentaram as argumentações durante a discussão da propositura. O próprio autor afirmou que o Requerimento visa principalmente saber a quantidade de lotes que são da prefeitura, o que permitirá ter uma ideia das áreas que pertencem ao município, qual poderá ser o destino dessas propriedades e naturalmente se conhecer o número de ocupação irregular do patrimônio público.
O principal questionamento gira em torno do que fazer com os lotes ocupados irregularmente, uma vez que além da ilegalidade existe a questão social e ao mesmo tempo que o município precisa combater as invasões em bens públicos, deve se preocupar em não estabelecer um caos social na cidade. “Esse é um passo importante pra que a gente trate a questão fundiária com seriedade. Não queremos criar um problema social em relação à habitação, mas também não podemos permitir que essas ocupações continuem acontecendo sem que a gente faça nada. Tem a questão do turismo, do meio ambiente e proteger o patrimônio público é a nossa obrigação”, afirma Luciano.
Em meio as discussões, vereadores fizeram duras críticas ao fato de algumas pessoas terem feito inclusive uso político desses lotes, estimulando a ocupação clandestina em troca de voto.
Luciano falou ainda sobre a importância da participação dos parlamentares no 57º Congresso Estadual de municípios paulistas realizado na cidade de Santos. Fez duras críticas aos serviços prestados pela Elektro em Ilha Comprida, principalmente na questão das luminárias públicas e sugeriu convocar representante da empresa para uma conversa franca, sugerindo inclusive a cobrança de IPTU pelo uso do solo em nossa cidade. "A Elektro, como outras empresas ganham muito dinheiro, prestam péssimos serviços e não fazem nada pelo município. Não há sequer um único investimento social aqui na Ilha e eu não considero isso justo", concluiu.

Sessão Ordinária 9/Abril/2013


A vereadora Priscila (PSDB), apresentou a Indicação 081/2013, onde solicita que a prefeitura execute o serviço de roçada da testada do balneário Yemar, no trecho da Av. Beira Mar entre as ruas Minas Gerais e Aricanduva, além de roçada e limpeza de vala na Rua dos Lírios trecho desde a Av. Beira Mar até o final da rua.
Priscila apresentou ainda a Indicação 082/2013, onde pede que a prefeitura efetue o serviço de manutenção e limpeza da tubulação que dá vazão as águas pluviais, com manutenção e limpeza do bueiro existente na esquina da Av. Beira Mar com a rua dos Lírios, no balneário Yemar e limpeza da tubulação que cruza a Av. Beira Mar e da vazão as águas pluviais. 

vereador Mateus (PDT), apresentou a Indicação 083/2013, solicitando que a prefeitura faça gestão para que sejam colocadas placas indicativas a respeito da cidade de Ilha Comprida ao longo da Rodovia BR 116, no trecho que liga Curitiba/PR ao trevo de entrada do município de Pariquera-Açu, sendo que essa placa do trevo tenha o modelo diagrama contendo as cidades de Pariquera-Açu, Iguape e Ilha Comprida, e que essa mesma ação também ocorra no sentido São Paulo ao trevo da cidade de Pariquera-Açu.
O parlamentar apresentou ainda a Indicação 084/2013, onde pede que a prefeitura execute o serviço de limpeza de vala na Av. Um em toda a sua extensão no balneário Marisol, atendendo a solicitação Sr. Delson.

O vereador Luciano Baiano (PSB), apresentou o Requerimento 009/2013, onde o parlamentar pede que o prefeito Décio envie para a Câmara, informações da quantidade de imóveis de propriedade do município, patrimoniado em nome da Prefeitura de Ilha Comprida.




O vereador Cris (PPS), solicitou através da Indicação 087/2013, que a prefeitura faça uma área de lazer no Bairro de Pedrinhas.






Atendendo asolicitação do Sr. Bruno, o vereador Adolfo (DEM), apresentou a Indicação 085/2013, onde solicita que a prefeitura realize serviço de patrolagem, roçagem e cascalhamento no balneário Britania, na Rua Luiz Junceiro Mota, altura do nº 1430 e na Estrada da Vizinhança.
Adolfo apresentou ainda a Indicação 086/2013, onde pede que a prefeitura realize serviço de tapa buraco e terraplanagem no balneário Leão de Iguape, na Rua Casa Verde esquina com a Rua Lãs Palmas, atendendo a solicitação do Sr. Benedito.

vereador Carlos Eduardo (PV), apresentou a Indicação 089/2013, onde solicita que a prefeitura execute serviço de limpeza de valas e patrolagem na Rua dos Bandeirantes, balneário Sete de setembro.
O parlamentar apresentou ainda a Indicação 094/2013, onde pede que a prefeitura encaminhe ao Legislativo, com a máxima urgência, um Projeto de Lei que instituindo o Programa Municipal de Combate e Prevenção a Dengue”, devido ao aumento considerável de casos. 

Através da Indicação 091/2013, o vereador Osvaldinho (PSDB), pediu para que a prefeitura execute serviço de roçagem na Rua Tampico, no balneário Monte Carlo.





O vereador Mig Tallada (PTB), apresentou a Indicação 072/2013 onde pede que a prefeitura analise a possibilidade de firmar uma parceria com o exército do Brasil, para a instalação de uma Base ou até mesmo um “Tiro de Guerra” em nosso município, implantando o serviço militar obrigatório, que poderia ainda atender cidades outras cidades do Vale do Ribeira, ou na impossibilidade, o desenvolvimento de uma outra ação visando a integração dos nossos jovens no sistema de educação e formação militar, como forma de combater a marginalidade, e a criminalidade, com ações sociais, de saúde, comunitárias, de defesa civil e de meio ambiente em nossa cidade.
Mig apresentou ainda a Indicação 093/2013, onde pede a construção de um Bowl, com especificações técnicas profissionais e orientação da Associação dos Skatistas de Ilha Comprida (ASIC), ao lado da pista pública de skate do nosso município.







quarta-feira, 3 de abril de 2013

Delegada Regional da Secretaria Estadual de Esporte esteve em Ilha Comprida


Ao lado do vereador Alemão (PPS), o presidente da Câmara, vereador Mig Tallada (PTB), recebeu na sede do Legislativo ilhacompridense, a Delegada Regional da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Mônica Geny dos Santos, em reunião técnica que contou ainda com a participação de membros da Divisão Municipal de Esportes, professores dos projetos esportivos desenvolvidos na cidade e de representante da Coordenadoria Municipal da Juventude.
Na pauta do encontro, muitas orientações a respeito das possibilidades existentes para a celebração de convênios entre os municípios, entidades não governamentais e a Secretaria. Mônica esclareceu ainda algumas dúvidas quanto a participação dos municípios em competições promovidas pelo Estado e surpreendeu a todos ao afirmar que de acordo com as estatísticas, “o Vale do Ribeira é considerado um dos maiores celeiros na revelação de atletas.” Esse é um dos motivos que estão levando o Estado a procurar uma maior aproximação com os municípios da região, através de visitas da própria Delegada Regional de Esportes para conversar com dirigentes esportivos e oferecer orientação quanto as oportunidades existentes para a celebração de convênios e parcerias.
Mônica enfatizou ainda a necessidade dos pequenos municípios como Ilha Comprida, em focar e potencializar suas ações, dentro da realidade local de cada um, sempre dentro de um planejamento técnico que precisa estar sincronizado com as ações da Secretaria.
Aproveitando a fala do coordenador municipal da Juventude, ao enfatizar a necessidade de uma união regional dos municípios do Vale pelo esporte, Mig defendeu a realização ainda neste primeiro semestre de um Fórum Regional chancelado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, através da Delegacia Regional de Santos, tendo Ilha Comprida como sede. “Vamos conversar com o prefeito e acredito que ele irá concordar com essa ação em reunirmos aqui dirigentes municipais esportes, profissionais do setor e representantes de organizações não governamentais em um grande evento para debatermos os caminhos para o esporte no Vale do Ribeira”, explicou.
Mônica colocou a Delegacia Regional a disposição com sua equipe técnica para que nesse evento sejam abordados de forma educativa, a elaboração e o encaminhamento de projetos, a celebração de convênios e o acesso a programas como o Bolsa Talento Esportivo e a Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado.
Ao final do encontro, que serviu para estreitar o relacionamento com a Secretaria, a delegada regional fez questão de visitar o projeto Navega SP para conhecer de perto as carências e necessidades da unidade local, visando ações de melhorias do programa no município, que é um dos remanescentes funcionando regularmente. Um resumo dessa reunião será passado ao deputado Campos Machado, presidente estadual do PTB, partido responsável pela pasta.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Presidente terá encontro com skatistas e o Coordenador Municipal da Juventude

O presidente da Câmara de Ilha Comprida, vereador Mig Tallada (PTB), solicitou esta semana um encontro com dirigentes da Associação dos Skatistas de Ilha Comprida (ASIC) e com o Coordenador Municipal da Juventude.
Na pauta do encontro, que deve acontecer na sede do Legislativo em data ainda não confirmada, o pedido de Mig para que a prefeitura construa um Bowl (espécie de piscina utilizada na prática do skate), em espaço anexo à atual pista pública da cidade, oficializado através de Indicação que deve ser apresentada na Sessão Ordinária do dia 9 de abril. O parlamentar também pretende consultar os próprios skatistas para ajudar na formatação do projeto para a construção de uma nova e mais ampla pista de skate no município. “Queremos que os skatistas participem ativamente da elaboração desse documento que será encaminhado à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, afinal são eles quem devem dizer como precisa ser cada detalhe do espaço que será utilizado pelos próprios”, explica o presidente da Câmara.
Um bom motivo para os skatistas ficarem confiantes na realização do projeto está no fato de que a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é comandada pelo PTB, partido de Mig e do deputado Campos Machado, principal líder trabalhista no estado.
A Coordenadoria da Juventude também deverá discutir algumas ações que fazem parte do planejamento deste ano, envolvendo o Legislativo e os jovens ilhacompridenses em práticas esportivas e culturais.

Sessão Ordinária 1/Abril/2013


O vereador Luciano Baiano (PSB), apresentou na Sessão do último dia 1/abril o Projeto de Lei 018/2013, que determina a diferenciação dos uniformes utilizados por funcionários de Empresas Terceirizadas prestadoras de serviços públicos e dos funcionários Públicos municipais”.




O vereador Mateus (PDT), é o autor da Indicação 074/2013, apresentada na Sessão do último dia 1/abril, onde pede à prefeitura a execução de serviços de aterro e terraplanagem em toda a extensão da Rua Cuiabá, no balneário Adriana, atendendo a solicitação do senhor Gaúcho.
Mateus apresentou ainda a Indicação 075/2013, onde pede que a prefeitura execute serviços de aterro e terraplanagem em toda a extensão da Alameda Vicki no balneário Monte Carlo, atendendo a solicitação senhora Leide.

O vereador Cris (PPS), solicitou através da Indicação 078/2013, apresentado na Sessão do dia 1/abril, que a prefeitura execute serviços de conserto da Rua Santos Dumont, altura do número 1350, Balneário Samburá.



 O vereador Adolfo (DEM), apresentou na Sessão do último dia 1/abril a Indicação 076/2013, em que pede para a prefeitura, a implantação de serviço de senhas juntamente com painel eletrônico em todos os Postos de Saúde do município, bem como na Unidade de Referência (URA).

Adolfo apresentou ainda a Indicação 077/2013, onde pede que a prefeitura elabore um projeto de calçamento, além da implantação urgente  de calçadas (passeio), juntamente com ciclovia na Av. Marginal Candapui Norte e Sul.

Através da Indicação 079/2013, a vereadora Priscila (PSDB), pediu que a prefeituraprovidencie o reparo no asfalto na Av. Beira Mar em frente à Rua das Margaridas, balneário Yemar, referente a um desnível acentuado no sentido Ponta da Praia.
Priscila apresentou ainda a Indicação 080/2013, onde solicita que a prefeitura efetue serviços de manutenção dos postes galvanizados na Av. Beira Mar de Norte e Sul, além da instalação de novas placas indicativas referenciando os Balneários.