quinta-feira, 14 de março de 2013

Preocupado com surto de dengue na região, Carlos Eduardo quer dados oficiais sobre a situação no município


O vereador Carlos Eduardo (PV), se mostrou muito preocupado com o aumento do número de casos de dengue já confirmados e ainda sob suspeita, em todo o Vale do Ribeira e através do Requerimento 005/2013, pediu que o departamento municipal de Saúde informe os números oficias de casos positivos de dengue, a situação epidemiológica, a situação do vetor e de que forma está sendo feito o bloqueio no município. Carlos acredita que só a partir do momento que a população tomar conhecimento da gravidade do problema, através de informações oficiais, será possível unir esforços no combate ao mosquito da dengue. “Infelizmente nós somos assim. Só nos damos conta de a coisa é séria quando notamos que o problema está batendo na porta. Muita gente ainda acredita que isso não vai acontecer aqui na Ilha, mas já temos conhecimento de várias pessoas infectadas pelo mosquito e precisamos de todos juntos nessa batalha. Sabemos que a prefeitura está fazendo a sua parte através das constantes campanhas de conscientização, que os agentes de saúde tem encontrado alguns problemas nesse trabalho de visita a locais com potencial para abrigar focos do mosquito, mas temos a obrigação de tornar público que o problema existe aqui no nosso município e pode se agravar se não agirmos juntos”, explica Carlos Eduardo.
De acordo com o relatório atualizado do Ministério da Saúde (Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação), o Vale do Ribeira já possui mais de mil casos confirmados de dengue, sendo Jacupiranga com a situação mais crítica, tendo 667 casos; em seguida vem Juquiá, com 332, Pariquera-Açu, com 68 e em quarto lugar está Registro, com 43 casos confirmados. Iguape possui apenas cinco casos confirmados, Cajati está com quatro, Miracatu e Eldorado possuem três casos. É importante destacar que os dados só podem ser contabilizados quando é realizada a notificação.
Esses números aumentaram significativamente, visto que em janeiro, esses dados eram de 142 casos confirmados em Jacupiranga, 20 em Juquiá e apenas um em Registro.

Quando se trata dos dados de pessoas que estão aguardando para fazer os exames, seja de hemograma ou de sorologia, os dados assustam ainda mais, sendo que só na cidade de Juquiá, existem 243 pessoas em espera. Em Pariquera-Açu este número é de 93 e em Registro é de 80 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário