quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sessão Ordinária 28/Maio/2013

Na Sessão do último dia 28/maio, o vereador Mateus (PDT), apresentou a Indicação 165/2013, pedindo a retirada de 02 veículos abandonados da Rua Amparo, esquina com a Juscelino Kubichek, no bal. Marusca e dentro das possibilidades, que seja feita uma fiscalização e a retirada de veículos em caráter de abandono em toda Ilha Comprida, principalmente em frente de oficinas mecânicas e terrenos baldios.

Mateus apresentou ainda a Indicação 173/2013, onde solicita que a prefeitura realize o serviço de roçada da Rua Amparo trecho de aproximadamente 100 metros, bal. Marusca.

O vereador Osvaldinho (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 28/maio, a Indicação 168/2013, onde solicita que a prefeitura realize o serviço de Tapa Buraco na Av. da Praia próximo a Colônia de Férias dos Telefônicos no bal. Mares do Sul.





Na Sessão do último dia 28/maio, o vereador Cris (PPS), apresentou a Indicação 169/2013, onde pede para a prefeitura e a ELEKTRO, a instalação de rede e Iluminação publica na Rua Montes Claro, entre a Rua Humberto Paladini à Bom Jesus de Iguape, no bal. Britânia.
Cris apresentou a Indicação 170/2013, solicitando que a prefeitura execute a limpeza e a canalização da vala localizada na Rua Aricanduva, na altura do nº 300, no sentido da Av. Beira Mar, divisa dos balneários Yemar e Porto Velho II.

O vereador Alemão (PPS), apresentou na Sessão do último dia 28/maio, a Indicação 171/2013, onde pede que a prefeitura realize, num primeiro momento, o serviço de aterramento, patrolagem e limpeza de valas responsáveis pelo escoamento das águas do bal. Caiçara, com o objetivo de sanar os empecilhos que vem impedindo o livre transitar dos munícipes e turistas de Ilha Comprida.
Alemão apresentou ainda a Indicação 172/2013, onde pede a instalação de luminárias na Av. Beira Mar até a Ponta da Praia, garantindo assim mais segurança aos moradores e turistas do nosso Município.

Atendendo a solicitação da srª Kelly Rocha, o vereador Mig Tallada (PTB), apresentou na Sessão do último dia 28/maio, a Indicação 174/2013, onde solicita que a prefeitura execute o serviço de roçagem em toda extensão da Av. Ulisses Guimarães, principalmente no terreno da Associação dos Moradores do Bal. Marusca.
Mig pediu ainda, através da Indicação 175/2013, para que a prefeitura realize os serviços de “Tapas Buracos e Terraplanagem”, em toda extensão da Rua Carabanas, com atenção especial para a frente do núcleo de reciclagem no inicio daquela Rua.

A vereadora Priscila (PSDB), apresentou, na Sessão do último dia 28/maio, a Indicação 163/2013, solicitando que a prefeitura realize os serviços de patrolagem, aterro e roçada no bal. Adriana nas Ruas Guanabara  e Paraná (trecho: desde o cruzamento com a Rua Goias até a Rua Sergipe, na lagoa Adriana), Rio Grande do Norte (trecho: desde a Av. Beira Mar até a Rua Sergipe, na lagoa Adriana), Amazonas (trecho: desde a Av. São Paulo até a Rua Iguape) e roçada na Rua Goiás (trecho: desde a Rua Santa Catarina até a Rua Iguape).
Priscila pediu ainda, através da Indicação 164/2013, para que a prefeitura realize os serviços patrolagem, aterro e roçada, na Rua Dona Amelinha, no bal. São Martinho (Trecho: desde a Rua Henrique Dias até o final da Rua sentido Mar Pequeno), tapa buraco no cruzamento da Rua Saint Moritz com a Rua Bermudas, no bal. Monte Carlo, em frente a Estação de Tratamento de Esgotos ( ETE – 01 Sabesp).

Na Sessão do último dia 28/maio, o vereador Adolfo (DEM), apresentou o Requerimento 015/2013, onde pede que o Conselho Tutelar envie a Câmara, informações sobre a quantidade de adolescentes envolvidos em ato infracional, quantos evadidos da escola, quantos encaminhados a Casa da Criança e dos adolescentes e menores Gestantes, e outras informações relevantes.
Adolfo também apresentou o Requerimento 016/2013, solicitando que a Escola Judith Sant´Ana Diegues, envie a Câmara, informações sobre a quantidade de alunos matriculados, números de evasão no ano corrente e 2012, e a faixa etária dos adolescentes.
Ainda na mesma Sessão, Adolfo  pediu, através do Requerimento 017/2013, que a Delegacia Civil envie a Casa de leis, informações sobre a quantidade de crimes ocorridos envolvendo adolescentes e se possível a qualificação criminal no ano corrente e ano de 2012, e faixa etária dos envolvidos.
Adolfo também apresentou a Indicação 166/2013, pedindo que a prefeitura instale pontos de internet e computadores no prédio da Av. Beira Mar esquina com a Rua Beethowen, que atende aos programas Ação Jovem, Brasil Alfabetizado e temporariamente o NUPS e no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) na Av. Candapuí.
O parlamentar é também o autor da Indicação 167/2013, solicitando a execução dos serviços de Patrolagem, Cascalhamento e Limpeza de valas nas ruas Laércio Ribeiro, no bal. Di Franco (por solicitação da srª Maria do Rosário), Rua Denis Escalabela, no bal. Sete de Setembro (atendendo solicitação da srª Sueli e do sr. Crispim), Rua Natal, no bal. Adriana e Rua Barra Mansa, no bal. Claudiamara.
Através da Moção de Congratulações 027/13, Adolfo homenageou o profº Renato Cabeça e toda equipe, pela iniciativa do Campeonato Municipal de Xadrez Escolar.
Homenageou também, através da Moção de Congratulações 028/13, o deptº municipal de Esportes, na pessoa do sr. Ricardo Oliveira Ragni de Castro Leite e equipe pela realização da Corrida Solidaria.
Também prestou homenagem, através da Moção de Congratulações 029/13, ao deptº de Educação, através da diretora srª Roberta França Fortes e equipe pela iniciativa do Iº Concurso de Frases e desenhos com o Tema Cidade Limpa.
Por fim, o vereador, através da Moção de Congratulações 030/13, homenageou o sr. Jose Del Carlos de Oliveira o “Dedé”, pela parceria junto ao deptº de Educação pela exposição do seu material fotográfico, que retrata a beleza do nosso Município.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Priscila prestigia campeonato municipal de xadrez

A vereadora Priscila (PSDB), esteve representando o poder Legsilativo local no Campeonato Municipal de Xadrez que aconteceu ontem (23/maio), na escola Judith Sant'ana Diegues.
Para a vereadora, que fez questão de estar presente ao evento promovido pelo professor Renato Cabeça, da divisão municipal de Esportes, a prática do xadrez tem uma importância muito grande na vida do ser humano, por desenvolver habilidades como a memória, a concentração, o planejamento e a tomadas de decisões. "O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico, uma vez que se relaciona com diversas disciplinas, como a matemática, artes, história e geografia, além da ética", ressaltou Priscila.
E de fato a vereadora está coberta de razão. Segundo os especialistas, na matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões. Nas artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na história, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Na geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado e quando se faz referência à ética, está relacionada à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.
A vereadora fez questão de cumprimentar, ainda toda a equipe de colaboradores do professor Renato Cabeça, a divisão municipal de Esportes, o departamento municipal de Educação, a direção da escola Judith Sant'ana Diegues e todos os participantes por escolherem o xadrez como esporte.

Presidentes de Câmara se reúnem em Ilha Comprida para tentar resgatar a UVEVAR

Por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Mig Tallada (PTB), presidentes do legislativo de toda a região se reúnem neste sábado (25/maio) em Ilha Comprida, para discutir um novo estatuto e tentar resgatar a União dos Vereadores do Vale do Ribeira (UVEVAR), entidade que deveria ser uma das mais importantes da região, mas que nunca conseguiu consolidar de fato a sua representatividade.
Desde que assumiu a presidência do Legislativo ilhacompridense, Mig também manteve o foco em trabalhar para reativar a UVEVAR, entendendo que a força da entidade depende da união entre os representantes dos municípios. "Só a partir dessa união também dos Legislativos, poderemos sonhar com um desenvolvimento igualitário entre as cidade do Vale, respeitando as diferenças e as necessidades de cada município", explicou o parlamentar.
Mig defende ainda que a UVEVAR seja encarada como um fórum permanente para o debate de questões de interesse regional. "Apesar da diversidade existente entre as cidades, temos muitos problemas em comum e por isso precisamos buscar juntos, desenvolver legislações que possam ser aplicadas nos municípios que compõem a nossa região", afirma.
Sem dúvida, o vereador tem a maior representação política do nosso sistema eleitoral, representando os anseios mais íntimos de cada comunidade, porque está ligado a ela pela presença e por laços afetivos que nenhuma outra esfera ou poder pode competir. Essa força, bem assimilada e compreendida pelos vereadores, através da UVEVAR, pode refletir refletida nas demais esferas, para que as comunidades tenham voz ativa nas grandes decisões regionais, através do interlocutor que está sempre ao seu alcance, no caso o Vereador.
Esse sem dúvida é o grande desafio que se coloca à UVEVAR, que deverá se posicionar como uma entidade com força representativa para dialogar com todas as esferas de governo no âmbito municipal, estadual e federal, tentando resgatar o espaço que o eleitor exige que o seu vereador ou vereadora ocupe. "É através do confronto de ideias e analisando caso a caso, que poderemos expandir programas, projetos sociais e iniciativas, que hoje são realizados de modo isolado, em uma cidade, para toda a nossa região", resume Mig.

O encontro acontece neste sábado, a partir das 10h da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Ilha Comprida.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alemão ressalta importância do Centro Judiciário de Solução de Conflitos

Durante sessão ordinária da Câmara municipal, o vereador Alemão (PPS) ressaltou a importância do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CJSC) que será criado em Ilha Comprida, conforme projeto encaminhado pelo prefeito Décio Ventura (PSDB) ao Legislativo local.
A partir da criação desse espaço, qualquer cidadão poderá procurar o Centro para tentar resolver seu conflito por meio de um acordo com a outra parte. O local irá receber demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça) e também processuais (que já tenham ação judicial em andamento) nas áreas cível, de família e fazenda pública. O Centro vai promover a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo TJSP, além de prestar serviços de atendimento e orientação de problemas jurídicos ao cidadão. “A implantação desse Centro irá fortalecer a cultura da conciliação, trazendo vantagens não apenas para o Poder Judiciário, sendo um meio de permitir que a cidadania se aprimore pela cultura da pacificação e do entendimento”, explicou o vereador.
Alemão mostrou muita confiança de que o trabalho do Centro será um sucesso, representando muito para o Judiciário e mais ainda para o interesse público.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos que será criado em Ilha Comprida, terá como objetivo disseminar a cultura da conciliação como forma pacífica de solucionar conflitos simples, como briga entre vizinhos, acidente de veículos, divórcio, regulamentação de visitas, guarda de filhos, pensão alimentícia, união estável, entre outros, além de oportunizar um maior acesso à justiça, entre outros. As sessões de conciliação e mediação tem valor judicial e acontecerão sob a orientação e supervisão de um juiz coordenador.

Vereadores apoiam a instalação de lombadas eletrônicas

Preocupados com os acidentes ocorridos recentemente no município, os vereadores de Ilha Comprida se manifestaram favoráveis a instalação de lombadas eletrônicas em vias públicas e pontos estratégicos, como forma de coibir o excesso de velocidade de alguns motoristas. Demonstrando haver um consenso sobre o tema, os parlamentares se alternaram nas falas em apoio a Indicação apresentada pelo vereador Luciano Baiano (PSB) pedindo que a prefeitura estude a possibilidade de adotar essa fiscalização visando a segurança da população.
Ao justificar a propositura Luciano afirmou que tempos atrás liderou uma campanha contra a presença de radares na cidade, onde o foco eram os equipamentos móveis, porém no seu entendimento, a Ilha vive um momento onde há a necessidade de que algo seja feito para evitar que as vias públicas se tornem verdadeiras "pistas de corrida", colocando em risco a integridade física das pessoas. "Todos sabem da minha luta no passado contra esse tipo de ação, mas entendo que hoje, as lombadas eletrônicas, bem sinalizadas, são uma necessidade porque infelizmente muitos motoristas ignoram o risco existente no abuso de velocidade. Campanhas educativas são importantes também, mas o brasileiro de um modo geral, só passa a se conscientizar a partir que sente no bolso", lembrou o vereador que fez inclusive fez um alerta para os excessos que ocorrem hoje na avenida Copacabana (uma das mais movimentadas do município), por parte de motoristas de carros de passeio, motociclistas e inclusive por condutores dos ônibus da empresa Intersul.

As lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.  Esses equipamentos possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto. Caso o condutor em questão exceda o limite de velocidade vigente na via, o sistema do dispositivo maquinalmente registra a imagem do automóvel infrator através de uma máquina fotográfica, também ligada a um microcomputador, que possui uma base de dados conectada a companhia de engenharia de tráfico operante no local. O sistema secundário remete para o sistema central as comunicações da infração, que avisa o motorista e aplica a penalização prevista em lei.

Priscila defende empresa Bimunicipal; "desde que seja produtiva"

A vereadora Priscila (PSDB), defendeu a existência da empresa pública bimunicipal, mas também questionou a produtividade da mesma. Priscila reafirmou a sua posição favorável pela manutenção nessa questão, desde que a empresa seja realmente produtiva, contribuindo para a manutenção das vias de acesso na entrada do município em perfeitas condições de tráfego, reforçando a segurança com uma fiscalização mais eficiente e garantindo a manutenção adequada da ponte prefeito Laércio Ribeira que liga Ilha Comprida a Iguape. "A existência da empresa bimunicipal se justifica dentro desses preceitos. Nós temos a responsabilidade de estar por dentro de todas as ações e cobrar que as coisas funcionem como devem funcionar. Dessa forma eu sou a favor sim da manutenção da empresa. Mas temos que discutir todos esses pontos, ter um entendimento racional sobre o assunto", explicou Priscila.
A vereadora aproveitou o uso da tribuna da Câmara, para também cobrar a empresa de telefonia Vivo a respeito dos péssimos serviços que a mesma vem mantendo no município, seja na telefonia móvel, fixa e no sinal de internet.

Por fim, Priscila agradeceu o departamento de obras do município, em especial ao sr. Dini e sua equipe, pelo atendimento às Indicações da parlamentar, na questão da manutenção de vias públicas solicitadas pela população.

Adolfo defende construção e padronização de calçadas

As calçadas tem fundamental importância para promover um trânsito satisfatório em uma cidade. Elas são responsáveis pelo tráfego de pedestres, uma vez que a pista está reservada para os veículos e motocicletas.
Desse modo, vereador Adolfo (DEM) defendeu a construção e a padronização de calçadas para a segurança dos pedestre que se deslocam pelas ruas no município.
Segundo especialistas, as calçadas devem ter no mínimo 2 metros de largura, e nos centros das cidades elas devem ser mais largas devido ao grande número de pessoas que circulam por elas.
As calçadas na maioria das cidades apresentam grandes obstáculos para os pedestres, principalmente aos portadores de necessidades especiais. Os maiores problemas são: a falta de manutenção, a largura ínfima, os aclives e declives e degraus um pouco altos.
Pela legislação, os proprietários tem a obrigação de construir calçadas em frente aos seus estabelecimentos e cabe à prefeitura fiscalizar o estado das mesmas.
"Além das calçadas, também chamo a atenção para a necessidade de termos uma sinalização vertical e horizontal, adequada para garantir a segurança das pessoas. Acho que seria interessante se convidássemos o departamento municipal de trânsito para discutirmos ações de segurança nesse sentido", explicou Adolfo.
O vereador também reforçou o seu apoio a implantação de lombadas eletrônicas em pontos e vias estratégicas do município. "Infelizmente hoje sentimos no bolso, mas o grande intuído dessa ação disciplinar é fazer com que possamos sentir na consciência a importância dessa responsabilidade no trânsito", justificou o parlamentar.

Adolfo também fez questão de agradecer oficialmente o esforço do engenheiro Reinaldo e de toda a equipe do departamento de desenvolvimento urbano, que possibilitou regularizar a solução de um problema enfrentado por moradores do balneário Yemar.

Osvaldinho destaca convênio da Ilha com a Unesp

O vereador Osvaldinho (PSDB) usou a tribuna da Câmara para parabenizar a prefeitura pela celebração de convênio de cooperação técnico-administrativa com a Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), visando a gestão e a administração do complexo laboratorial de produção de formas jovens de organismos aquáticos em Ilha Comprida. "Estamos dando um passo muito importante na valorização da pesca no nosso município. Esse convênio que acabamos de aprovar, é um incentivo muito grande tanto para os pescadores de hoje, quanto para chamar a atenção dos nossos jovens para algo que pode trazer uma oportunidade de trabalho e renda para os profissionais desse setor que está crescendo muito no país e tem tudo a ver com a nossa realidade", comemorou o parlamentar, logo após a aprovação do projeto de lei do Executivo, que autorizou a celebração do convênio entre a prefeitura e a Unesp.
O curso que teve início em março, é o primeiro do estado de São Paulo e o segundo recebido pelo campus de Registro, onde acontecem as aulas teóricas. A partir de agora, com a celebração desse convênio, as aulas práticas acontecerão no complexo laboratorial de  produção os 31 alunos que ingressaram no curso, 63% são do Vale do Ribeira.
A nível de esclarecimento, o Engenheiro de Pesca é o profissional da área de Ciências Agrárias responsável pelo planejamento, direcionamento, gestão e ordenamento da pesca extrativista e produção de organismos aquáticos (peixes, crustáceos, moluscos e algas) em cativeiro em suas diversas etapas. Também é responsável pelo planejamento e estabelecimento de novas técnicas de exploração, armazenamento, transporte, processamento e comercialização dos produtos finais provenientes da indústria pesqueira.

Ao investir em formação, o governo espera que os futuros profissionais possam contribuir para que o Brasil se torne um dos maiores produtores mundiais de pescado e, consequentemente, com a oferta de carne com proteína de qualidade e a geração de milhões de novos postos de trabalho, emprego e renda. Assim, facilita-se o acesso das populações de baixa renda ao consumo dessa proteína de qualidade e, ainda, contribui para o desenvolvimento sustentável dessa importante atividade.

Alemão reforça apoio ao empreendedorismo no município

O vereador Alemão (PPS) reforçou o seu apoio a iniciativa do prefeito Décio Ventura (PSDB), de criação da Casa do Empreendedor em Ilha Comprida, um espaço destinado à orientação e ao atendimento de empreendedores, que será criado para apoiar o surgimento e o fortalecimento de empreendimentos locais, visando sua ampliação, além de disseminar a cultura do empreendedorismo, da formalização e do associativismo.
A Casa do Empreendedor, que tem sido implantada com sucesso em diversos municípios do país, deve promover ainda qualificação, informação e formação disponível a todas as microempresas, empreendedores individuais e empresas de pequeno porte. "Desde que assumiu, nosso prefeito sempre defendeu a instituição de uma gestão voltada ao empreendedorismo e nós compartilhamos dessa idéia. Devemos fortalecer a cultura empreendedora no nosso município, criando ferramentas que contribuam para que as pessoas se sintam segura em gerir o seu próprio negócio", enfatizou Alemão.
O vereador lembrou ainda que o empreendedorismo já faz parte da grade curricular  da educação do município, repassando informações úteis e motivadoras para que os alunos despertem para iniciar pequenos negócios enquanto são jovens esquecendo a idéia de se formar para arrumar um bom emprego.
Empreender é algo que precisa fazer parte das conversas, mesmo entre jovens e principalmente entre pais e filhos. A cultura familiar leva os filhos a pensar em serem empregados, quando deveriam ser estimulados para criar empresas e gerar empregos para outros menos favorecidos.

O empreendedorismo é hoje um fenômeno global, sobre o qual diversas instituições públicas e privadas tem investido para pesquisar e incentivar. Existe uma clara correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. Os resultados mais explícitos manifestam-se na forma de inovação, desenvolvimento tecnológico e geração de novos postos de trabalho. A riqueza gerada pelos empreendedores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e, não raras vezes, é reinvestida em novos empreendimentos e, de maneira indireta, nas próprias comunidades.

Mateus pede a construção de cancha de bocha para o CCMI

Da tribuna da Câmara, o vereador Mateus Giz (PDT), reforçou a importância da Indicação de sua autoria, apresentada na Sessão do último dia 21/maio, em que pede ao prefeito a construção de uma cancha de bocha na área ao lado do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), para ser utilizada pelos frequentadores daquele importante grupo social.
Mateus lembrou a importância da prática esportiva em todas as idades, uma vez que além de fazer bem à saúde, a prática esportiva é também sinônimo de integração, afinidades e onde podem nascer grandes amizades.
O vereador lembrou que  a bocha é um jogo que não tem idade para ser praticado e pode render horas de diversão, podendo ser jogado individualmente, em duplas ou equipes em uma cancha ou terreno plano adequado. Para quem não conhece, no jogo a regra principal consiste em lançar as bochas, o mais perto possível de um bolim. Ganha quem totalizar 15 pontos primeiro.
O jogo surgiu no Brasil através dos imigrantes italianos na década de 30 e hoje se tornou tradicional, mas foi considerado esporte somente em 1943. No mundo o jogo é praticado em cerca de 140 países.
"A bocha é um esporte de competições, mas também é lazer. Não é fisicamente desgastante e nem de grande impacto, porém é um esporte completo, pois mexe com o corpo inteiro como braços, pernas e mente”, lembrou Mateus. Talvez esse seja o principal motivo do esporte ser um dos preferidos das pessoas idosas, mas a verdade é que, para jogar bocha não há limitações. Homens e mulheres de qualquer idade podem jogar, mas é preciso muita concentração.
"O Jogo de bocha consiste em ter habilidade e concentração. A força não é fundamental e sim o jeito de jogar", reforçou Mateus.
Segundo especialistas, os benefícios mentais desse jogo são notáveis. A concentração exigida, a integração entre as pessoas e o espírito de competição fazem bem para o corpo e para a alma.

Mateus quer incentivar a prática desse esporte, que faz tão bem à saúde, principalmente no grupo da melhor idade, a partir da construção de uma cancha de bocha na área de lazer do CCMI.

Luciano Baiano defende donos de hospedagens legais na Ilha

O vereador Luciano Baiano (PSB) usou a tribuna durante a Sessão do último dia 21 /maio para defender a revisão imediata do controle de entrada de ônibus no município. Para o parlamentar, o modo como esse controle está sendo executado hoje, não atende com eficácia principalmente os interesses dos comerciantes e privilegia os proprietários que alugam casas particulares. "É uma concorrência desleal com os donos de pousadas, hotéis e apartamentos, que abrem firma, pagam impostos, taxa de licença municipal, geram empregos e deixam muitas vezes de ganhar dinheiro, porque várias pessoas alugam casas, sem qualquer critério legal para isso", lembrou o vereador.
Luciano apontou que o sistema de controle existente hoje, tem uma falha grave no que se refere a fiscalização que permite a entrada indiscriminada de vans de lotação.
CONTRA A BI-MUNICIPAL
Da tribuna, o parlamentar, que é contra o pedágio da ponte Laércio Ribeiro, voltou a criticar a funcionalidade da empresa pública bimunicipal. "Gostaria de saber pra que serve esse pedágio? Ninguém sabe pra onde vai a arrecadação e a gente não vê nada sendo feito com o dinheiro que é arrecadado. Nunca vimos na verdade. Por isso sou contra, Se um dia alguém me comprovar que o pedágio serve pra alguma coisa, posso mudar minha opinião sem problema", justificou.

Luciano vez duras críticas ainda aos contratos firmados pela empresa bimunicipal para a prestação de serviços, segundo o vereador, "na maioria das vezes muito mal feitos e a altos custos". O parlamentar defende uma nova discussão sobre a manutenção da empresa e a destinação da arrecadação com a cobrança de pedágio.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sessão Ordinária 21/Maio/2013


Na Sessão do último dia 21/maio, a vereadora Priscila (PSDB), a Indicação 154/2013, onde pede que a prefeitura e a Sabesp viabilizem a execução de 88,20 m de rede de água, na Rua Kiribati, nº 585 no Bal. Araçá.

Priscila solicitou ainda, através da Indicação 155/2013, para que a prefeitura execute serviços de patrolagem, aterro e roçada nas ruas Jose Pacheco dos Santos (desde a Rua Poços de Caldas até o final da rua, sentido Mar Pequeno), no bal. Monte Carlo e Pitangui (entre a Av. Bom Jesus de Iguape e a Rua Santos Dumont), no bal. Samburá.

O vereador Adolfo (DEM), pediu através da Indicação 156/2013, para a prefeitura realizar os serviços de urbanização e adequação de acesso as cabeceiras do bal. Yemar, entre as alamedas Beijos e Papoulas, em relação ao traçado da Marginal Candapuí Norte.
Ainda na Sessão do último dia 21/maio, atendendo a solicitação do jovem Rafael Silva Gomes, Adolfo apresentou ainda a Indicação 157/2013, solicitando a construção de calçadas e o reparo no asfalto no sentido Ponta da Praia.

O vereador Mateus (PDT), apresentou na Sessão do último dia 21/maio, a Indicação 158/2013, onde solicita que a prefeitura execute o serviço de roçagem em toda extensão da Rua Araraquara, bal. Icaraí.
Mateus apresentou ainda a Indicação 159/2013, onde pede que a prefeitura estude a possibilidade de construir uma “Cancha de Bocha” na área ao lado do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI).

Na Sessão do último dia 21/maio, o vereador Cris (PPS), apresentou a Indicação 160/2013, onde pede a instalação de duas luminárias publicas na Rua Duque de Caxias (altura do nº 15), esquina com a Av. Maria José Ventura, no bal. São Martinho.
Cris apresentou também a Indicação 161/2013, solicitando que a prefeitura busque uma solução para os transtornos causados pelo buraco e o acúmulo de água na junção da Rua Julio Prestes com Av. Maria José Ventura, bal. Sarnambi.

O vereador Luciano Baiano (PSB), apresentou na Sessão do último dia 21/maio, a Indicação 162/2013, onde pede que a prefeitura estude a possibilidade de implantar “Lombadas Eletrônicas” em pontos estratégicos nas Av. Candapui, Beira Mar, Copacabana, São Paulo e Carlos Roberto de Paula, onde moradores e turistas estão abusando do excesso de velocidade com a ocorrência de acidentes graves de colisão e atropelamento.

Atendendo a solicitação do Sr. Miro, o vereador Osvaldinho (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 14/maio, a Indicação 150/2013, onde pede que seja realizado com urgência, o serviço de patrolagem na Rua Alegreto, no bal. Marilene.
Osvaldinho apresentou ainda a Indicação 151/2013, onde solicita que a prefeitura providencie a instalação de lixeiras e containers nos bairros de Pedrinhas, Viareggio e Boqueirão Sul.

Sessão Ordinária 14/Maio/2013

Através do Requerimento 012/2013, apresentado na Sessão do último dia 14/maio, o vereador Adolfo (DEM), pediu informações à prefeitura, quanto ao número de adolescentes que vivem hoje no município, quantos estão matriculados no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º, se houve evasão escolar nos anos de 2011 e 2012, qual o número de adolescentes autores de ato infracional que cumpriram medida sócia educativa, qual o número de adolescentes gestantes e qual faixa etária, e quais as ações desenvolvidas para atender crianças e adolescentes no município?
Adolfo também apresentou o Requerimento 013/2013, onde pede explicações da prefeitura quanto a falta de medicamentos e o fornecimento inadequado do receituário na farmácia da URA e no PA.
Atendendo a solicitação do sr. Pedroso, Adolfo também apresentou a Indicação 144/2013, onde pede que sejam instaladas, com urgência, luminárias públicas na Avenida Mares do Sul (altura do nº 345, com a Rua Cinco), no balneário Mares do Sul.

O parlamentar também pediu, através da Indicação 145/2013, para que a prefeitura realize com urgência, o serviço de pode de arvores nos balneários Icaraí de Iguape e Monte Carlo, na Rua Bauru, atendendo a solicitação do sr. Waldemar e na Av. Copacabana (em frete aos números 1396 e 1416), atendendo ao pedido da srª Gianete.

Na Sessão do último dia 14/maio, o vereador Mateus (PDT), apresentou a Indicação 146/2013, onde solicita que a prefeitura execute os serviços de roçagem e terraplanagem em toda a extensão da Rua Florianópolis, no bal. Adriana.
Mateus pediu ainda, através da Indicação 147/2013, que a prefeitura também realize os serviços de aterro e terraplanagem em toda a extensão da Rua Sorocaba, no bal. Icaraí.

A vereadora Priscila (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 14/maio, a Indicação 148/2013, onde solicita que a prefeitura realize os serviços de patrolagem, aterro e roçada nas ruas Poços de Caldas (desde a Rua José Pacheco dos Santos até o final da rua), Antuérpia (desde a Rua Bermudas até o final da rua), Nice (desde a Rua Poços de Caldas até o final da rua sentido Mar Pequeno), ambas no bal. Monte Carlo, e atendendo a solicitação da Dnª Geralda,  na Rua das Pedras, no bal. Atlantico.
Atendendo a solicitação da Dnª Maria Lúcia, Priscila apresentou a Indicação 149/2013, onde solicita a instalação de 3 conjuntos de iluminação publica na travessa Minas Gerais, no bal. São Martinho.

Atendendo a solicitação do Sr. Miro, o vereador Osvaldinho (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 14/maio, a Indicação 150/2013, onde pede que seja realizado com urgência, o serviço de patrolagem na Rua Alegreto, no bal. Marilene.
Osvaldinho apresentou ainda a Indicação 151/2013, onde solicita que a prefeitura providencie a instalação de lixeiras e containers nos bairros de Pedrinhas, Viareggio e Boqueirão Sul.


O vereador Cris (PPS), apresentou na Sessão do último de 14/maio, a Indicação 152/2013, onde pede a reforma da ponte localizada em frente ao estabelecimento comercial, Adauto´s Bar, na Av. Beira Mar, no Jardim Califórnia.
Cris pediu ainda, através da Indicação 153/2013, que a prefeitura execute o serviço de patrolagem na Rua Wenceslau Brás (altura do nº 185 ao nº 295), no bal. São Martinho.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Adolfo homenageia equipe de karatê


O vereador Adolfo (DEM), homenageou na Sessão do dia 30/abril, através da Moção de Congratulações 18/2013, a “Sensei Selma Takako Itani Novaes”, responsável pela academia municipal de Karatê, mantida pela prefeitura e todos os Atletas que participaram do campeonato de Karatê realizado na cidade de Itanhaém. 

Sessão Ordinária de 30/Abril/2013


O vereador Luciano Baiano (PSB), apresentou na Sessão do último dia 30/abril, a Indicação 132/2013, onde pede que a prefeitura realize o serviço de cascalhamento no bal. Marusca em toda a extensão das Ruas Tancredo Neves e Godofredo Viana.





O  vereador Mig Tallada (PTB), apresentou na Sessão do último dia 2/maio, a Indicação 123/2013, pedindo para a prefeitura realize a limpeza nas valas e a colocação de tubos na Rua Porto do Rio de Janeiro, na altura do numero 84 no bal. Atlantico.
Na mesma Sessão, Mig apresentou a Indicação 124/2013, onde pede esforços da prefeitura  no sentido de se criar em Ilha Comprida, a Guarda Municipal Patrimonial.


Através da Indicação 130/2013, apresentada na Sessão do último dia 30/abril, o  vereador Carlos Eduardo (PV), pediu que a prefeitura realize  serviço de limpeza de valas na Rua Pacaembu, no bal. Flor de Iguape.





O vereador Osvaldinho (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 30/abril, a Indicação 129/2013, onde pede  que a prefeitura forneça com máxima urgência, um Tatame para pratica de de Judô no bairro de Pedrinhas.
Nessa mesma Sessão, Osvaldinho também pediu, através da a Indicação 129/2013, que a prefeitura realize serviços de aterro e patrolagem na Rua Janaina Hum, no bal. Janaina, atendendo solicitação da Sra Cida.

O vereador Cris (PPS), apresentou na Sessão do último dia 30/abril, a Indicação 122/2013, onde pede para que a prefeitura realize serviços de cascalhamento da Av. São Paulo, no sentido rotatório até a horta Municipal no bal. Adriana.
Cris apresentou ainda a Indicação 133/2013, onde pede para que a prefeitura providencie a instalação de um gerador de energia para os PSF (Pedrinhas), (Viareggio) e se possível nos demais postos do município.

Na Sessão do último dia 30/abril, o vereador Adolfo (DEM), pediu através da Indicação 127/2013
para que a prefeitura providencie a instalação de novas luminárias na Praça do Boqueirão.
Ainda nessa Sessão, Adolfo pediu também, através da Indicação 128/2013,  que prefeitura execute os serviços de patrolagem, aterro e cascalhamento nas ruas Limeira (altura nº 260) no bal. Icaraí  (atendendo a solicitação da Srª Brthania), Rondônia (altura do nº 105), no bal. Adriana (atendendo a solicitação da Srª Cleuza) e Floriano Peixoto, no bal. São Martinho (atendendo a solicitação da Srª. Maria Silva).

Na Sessão do último dia 30/abril, o vereador Mateus (PDT), apresentou a Indicação 125/2013,
onde solicita que a prefeitura execute serviços de aterro e terraplanagem em toda extensão da Rua Rui Barbosa, no balneário Samburá.
Ainda na mesma Sessão, Mateus apresentou a Indicação 126/2013, para que a prefeitura execute os serviços de roçagem e terraplanagem na Rua Biguá, bal. Kennedy.

A vereadora Priscila (PSDB), apresentou na Sessão do último dia 30/abril, a Indicação 120/2013, onde solicita que a prefeitura realize os serviços de patrolagem, aterro e roçada na Rua Nova York, no bal. Di Franco trecho desde a av. Beira Mar.
Na mesma Sessão, a vereadora pediu ainda, através da Indicação 121/2013, que a prefeitura realize serviços de roçada e limpeza de vala na Rua Goiânia, no bal. Adriana, trecho desde a Rua João Pessoa fundo com a Horta Municipal em toda sua extensão sentido Mar Pequeno.