quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vereadores apoiam a instalação de lombadas eletrônicas

Preocupados com os acidentes ocorridos recentemente no município, os vereadores de Ilha Comprida se manifestaram favoráveis a instalação de lombadas eletrônicas em vias públicas e pontos estratégicos, como forma de coibir o excesso de velocidade de alguns motoristas. Demonstrando haver um consenso sobre o tema, os parlamentares se alternaram nas falas em apoio a Indicação apresentada pelo vereador Luciano Baiano (PSB) pedindo que a prefeitura estude a possibilidade de adotar essa fiscalização visando a segurança da população.
Ao justificar a propositura Luciano afirmou que tempos atrás liderou uma campanha contra a presença de radares na cidade, onde o foco eram os equipamentos móveis, porém no seu entendimento, a Ilha vive um momento onde há a necessidade de que algo seja feito para evitar que as vias públicas se tornem verdadeiras "pistas de corrida", colocando em risco a integridade física das pessoas. "Todos sabem da minha luta no passado contra esse tipo de ação, mas entendo que hoje, as lombadas eletrônicas, bem sinalizadas, são uma necessidade porque infelizmente muitos motoristas ignoram o risco existente no abuso de velocidade. Campanhas educativas são importantes também, mas o brasileiro de um modo geral, só passa a se conscientizar a partir que sente no bolso", lembrou o vereador que fez inclusive fez um alerta para os excessos que ocorrem hoje na avenida Copacabana (uma das mais movimentadas do município), por parte de motoristas de carros de passeio, motociclistas e inclusive por condutores dos ônibus da empresa Intersul.

As lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.  Esses equipamentos possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto. Caso o condutor em questão exceda o limite de velocidade vigente na via, o sistema do dispositivo maquinalmente registra a imagem do automóvel infrator através de uma máquina fotográfica, também ligada a um microcomputador, que possui uma base de dados conectada a companhia de engenharia de tráfico operante no local. O sistema secundário remete para o sistema central as comunicações da infração, que avisa o motorista e aplica a penalização prevista em lei.

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